quarta-feira, 1 de junho de 2016

5 fatos desconhecidos sobre o Descobrimento do Brasil

Oscar_Pereira_da_Silva_-_Desembarque_de_Pedro_Álvares_Cabral_em_Porto_Seguro_em_1500

1- Mais de três meses antes do descobrimento ‘oficial’ do Brasil, em janeiro de 1500, o navegante espanhol Vicente Pinzón relatou ter chegado a um local perambulando pelos mares que era completamente desconhecido pelos reinos de Espanha e Portugal, ou seja…

2- De acordo com o livro “Sobre os Mares do Mundo”, escrito pelo português Duarte Pacheco Pereira, que esteve presente no Tratado de Tordesilhas de 1494, ele visitou terras desconhecidas ao ocidente do Oceano Atlântico. De acordo com Pacheco, no ano de 1498, ao pisar em terra firme, notou algumas ilhas de beleza estonteante, recheadas de ‘Brasil’ (Pau-Brasil).

3- Pedro Álvares Cabral, recebeu 35 quilos de ouro pela sua viagem pelo Atlântico, até descobrir o Brasil. Além do direito de poder mover 30 toneladas de pimenta gratuitamente em sua caravela.

4- O trabalho de cartografia mais antigo do país, é datado de 6 de maio de 1500. É atribuído ao astrônomo da caravela de Pedro Álvares Cabral.

5- De acordo com documentos e relatos pertinentes às respectivas épocas, Américo Vespúcio, Yanez Pinzón, Diego de Lepe, e até mesmo, há quem defenda a teoria de que chineses e vikings, cruzaram o Atlântico e passaram pelo Brasil.