sexta-feira, 15 de julho de 2016

Sociedade igualitária em Roma ?



Roma, 27 a.C: os historiadores enxergam o período como uma tomada de poder  da elite, mas novas pesquisas sugerem que o nascimento do sistema político do Império Romano deve antes ser visto como uma verdadeira revolução, em que as classes mais baixas da sociedade beneficiaram-se ás custas da aristocracia. Richard Alston, professor de história romana da Universidade de Londres, analisou detalhes de propriedades de terra para explorar os efeitos da mudança de um sistema republicano para um sistema imperial. A mudança resultou em números entre 17% e 30%  de terras de cultivo da Itália sendo tiradas de seus ex-proprietário e dadas a milhares de soldados. A maioria destes eram muitos humildes, e Alston estima que essas transferências teriam envolvido cerca de 15 mil quilômetros quadrados de terra.

Ao examinar os registros dos primeiros 50 anos do novo sistema pós-republicano, Alston estima que, entre 40 a.C e 14 d.C, 600 mil homens de toda a Itália receberam terras, sendo reassentados em 60 novas cidades no país e em outras partes do império. Metade dessas pessoas eram soldados comuns e civis, a outra metade pertencia á classe baixa, e o total do grupo representava cerca de 12% de toda a população da Itália.

Para além de explorar os efeitos desta revolução social, Alston sugere possíveis causas, alegando que a supressão dos movimentos sociais de classe baixa contribuiu para a revolução que inaugurou a eram imperial.

Como a República expandiu territorialmente, sua elite governante ficava cada vez mais rica e, como resultado, a propriedade de terra na Itália tornou-se cada vez mais desigual. Isto causou inquietação nas classes mais baixas, barulho que a elite republicana tentou várias vezes anular. Expansão territorial e rivalidades dentro da elite levaram a um aumento, em número e poder, de soldados, a maioria de origem de classe baixa. O anseio de soldados e das classes mais baixas por uma parcela maior de terra e da riqueza contribuíram para as tensões políticas que acabaram com a república e deram á luz o sistema político imperial.