Confira alguns projetos bélicos do Da Vinci:
Ataque
-Bombas Fragmentadas:
Ano: 1490
Da Vinci fez um aprimoramento nas balas de canhões, que quando adicionadas, as bombas liberam fragmentos cortantes e projéteis menores em alta velocidade em todas as direções, ampliando o campo de batalha. O artefato acabou sendo "inventado" pelos nazistas durante a Segunda Guerra.
-Canhão Giratório:
Ano: Entre 1485 e 1490
Leonardo queria acabar com aqueles canhões simples de rodinhas e resolveu fazer uma estrutura mais fortificada de madeira, com 16 bocas de fogo de artilharia, é capaz de girar e disparar em várias direções. O protótipo nunca saiu do papel, já que, naquela época era impossível fazer uma estrutura tão firme e dinâmica ao mesmo tempo.
-Metralhadora:
Ano: 1482
Atualmente os modelos de percursora tinham 12 canos de disparos e foi projetada com o intuito de ser leve e capaz de atirar várias balas ao mesmo tempo. A única dificuldade que tinham era de repor a munição. A ideia só se desenvolveu no ano de 1884, quando um norte-americano Hiram Maxim criou a Maxim Gun, já que era automática e portátil.
Transportes
-Helicóptero:
Ano: 1489
Foi uns dos projetos mais famosos que foi inspirado em um moinho de vento. Da Vinci idealizou em uma forma de parafuso aéreo helicoidal, que deu origem ás hélices. A invenção deveria ser operada por quatro pessoas, mas acredite-se que jamais saiu do papel. O primeiro helicóptero foi construindo por George Cayley, em 1843, na Inglaterra.
-Submarino:
Ano: 1515
O inventor fez embarcações armadas similares aos submarinos dos tempos modernos. Da Vinci resolveu fazer um projeto pioneiro de uma embarcação armada, que era capas de submergir e surpreender o inimigo. A engenhoca era muito avançado para a tecnologia da época, e só foi construída em 1776, pelo norte-americano David Bushnell.
-Tanque de Guerra:
Ano: 1485
A ideia de Leonardo, era de construir um carro armado, capaz de se mover e proteger o passageiro. Motorizada, a estrutura teria canos de canhões ao redor. O protótipo não foi concretizado e, como tinha erros de mecânica complexos, Da Vinci acabou desistindo do projeto. O Tanque só veio aparecer em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial.
Estruturas
-Ponte Invasora:
Ano: 1502
O novo modelo da ponte tinha o intuito de proteger os soldados que invadissem cidades e castelos sem seres atingidos por artefatos. Além de ser segura, a invenção era móvel, facilitando a emboscada.
-Muralha de Defesa:
Ano: Entre 1482 e 1485
O artista aprimorou o design das muretas, criando paredes móveis para emboscar os invasores. No momento em que as escadas se apoiam nos muros, os soldados escondidos os moviam de forma a derrubar os inimigos e dificultar o acesso ao castelo.