sexta-feira, 1 de julho de 2016

Quais são as diferenças dos sistemas escravistas dos EUA e do Brasil ?


Cena do filme 12 anos de escravidão 



Os primeiros registros de mão de obra escrava no Brasil datam no ano de 1534, já nos EUA eles datam quase um século depois. Mas a diferença entre esses dois sistemas é geográfico: no Brasil, a escravidão era nacional, pois tomava conta em todo o seu território. Não era dividida como os EUA onde só o sul possuía um sistema escravista, enquanto o norte lutavam pela abolição da escravatura.

As ideias de liberdade ser um direito de todos, faziam parte dos textos básicos da fundação dos EUA que foi usada pelo norte na luta contra a escravidão. Já no Brasil, os valores da escravidão era aceitos por toda a sociedade. Por fim, há diferenças em ambas abolições da escravatura: Nos EUA, veio depois a Guerra Civil (1861-1865), cuja a principal disputa era a introdução ou não da escravidão nos novos estados que se formavam; no Brasil, foi imposta pela lei.


A reprodução endógena, isto é, da família escrava para a reprodução da sociedade escravista, foi mais estimulada nos EUA devido a um grande números de mulheres escravas em relação ao Brasil e menor proporção de novas levas de escravos vindo da África.