domingo, 19 de junho de 2016

Gêngis Khan



Temudijin ( Como os seus pais lhe chamavam), nasceu em uma época complicada, onde havia várias tribos nômades mongóis que eram governadas por diversas famílias que viviam em conflito entre si. No anos de 1196, a tribo Merkitas invadiu e saqueou o acampamento do  clã do Borgigen e raptou a esposa de Temudijin. Ele fez uma aliança com outras tribos mongóis, deu a ordem de atacar seus inimigos, sendo assim, conseguiu libertar sua esposa e ganhou bastante respeito entre seus aliados.
Foi eleito chefe dessa tribos, e recebeu a denominação de Gêngis Khan que significa "Soberano Supremo". Em 1206. reuniu á uma assembléia todos os chefes das tribos mongóis e apresentou sua ideia de unificar, criando um estado mongol, cuja as leis ele redigiu, e criou um exército nacional sob o seu comando.

Gêngis Kham sem dúvidas foi um dos maiores gênios militares da história! Ele usa a cavalaria como hoje se usava os carros blindados e criou a estratégia de cercar as cidades a partir dos campos, como Mao Tse-Tung iria fazer a sete século depois. Depois de dominar a tribos vizinhas, invadiu o norte da China, em 1211, atravessou a grande muralha e finalmente tomou Pequim. Também avançaram em direção á Ásia Centra, conquistando vários estados muçulmanos.

Formou um império que estendeu-se do Cáucaso ao rio Indo e do mar Cáspio a Pequim. Antes de morrer, ele preparou um caminho de sua sucessão, dividindo o seu império entre seu quatros filho, depois de sua morte, o império Mongol continuou a crescer.