Abraham Lincoln (1804-1865), o homem que saiu da obscuridade para se tornar o 16° presidente do Estados Unidos, e para alguns o melhor de todos. Decretou a emancipação dos escravos e é considerado uns dos inspiradores da moderna democracia e tornou-se uma das maiores figuras da história americana. Lincoln nasceu na cidade de Hardim no Kentucky, nos Estados Unidos. Filho de camponeses, e quando pequeno viveu em uma casa de madeira na beira da floresta. Estudou em um prazo muito curto de um ano, quando 1816 sua família mudou-se para Indiana. Trabalhou no campo com apenas 7 anos. E ao seus 9 anos de idade, sua mãe, Nancy Lincoln veio a falecer. Tempos depois seu pai, Thomas Lincoln casou-se com uma mulher chamada Sarah Bush Johston, que foi responsável pela sua instrução. Abraham Lincoln já trabalhou em diversos empregos, foi lenhador, trabalhou numa serraria, foi barqueiro, balconista e chefe dos correios da aldeia de Sallem e LLinós. Como barqueiro, em 1831, chegou a navegar pelos rios Mississippi e Ohio, transportando mercadorias, e nas horas vagas ele dedicava á leitura. Participou como capitão voluntário, em uma luta com os índios do sul. Também chegou a ser chefe dos correios e trabalhou na demarcação de terra para o governo.
Em, 1834, elegeu-se deputado da assembleia de LLinóis. Estudo direito e se formou-se em 1837. Trabalhou defendendo as causas da humildes e pobres. Em 1842, casou-se com uma linda mulher chamada de Mary Todd. Em 1847, elegeu-se como deputado federal. Entre 1847 e 1849, se tornou representante de LLinóis no congresso, onde ele propôs a emancipação dos escravos, os abolicionistas e os defensores da escravidão não gostaram nenhum pouco.Também fez oposições a invasões de terra no México, mas as terra acabaram sendo anexadas aos Estados Unidos. As suas ideias e oposições fizeram que ele perde-se muitos votos. E Lincoln fazia campanhas para que essas novas terras que foram anexada pelos EUA ficassem livres de escravos. Tentou concorrer ao senado, mas foi duramente derrotado, e diante dessa situação ele se afastou da política por 5 anos. Ele ficou conhecido e popular pelo seus belos debates e discursos que se destacavam em torno da escravidão. Em 1854, participou da fundação do Partido Republicano. As transformações sociais se desenvolvia rapidamente no país. Ao norte se desenvolvia uma poderosa e rica burguesia industrial e uma grande classe operaria, que era apoiada pelos republicanos. Já ao sul, destacava-se a aristocracia rural com grandes propriedades agrárias, apoiado na monocultura e no trabalho escravo, A rivalidade entre o Partido Democrata, dos aristocratas do sul e o Partido Republicano, da burguesia industrial do norte era constante e gerava vários conflitos.
Na guerra contra o México, houve uma ampliação no território da união e não tinha como saber ser a população dessas novas terras iria aderira favor da escravidão, e que houve uma grande polêmica nacional. Lincoln resolveu assumir uma atitude antiescravagista e transformou-se no Paladino dessa tendência após o debate que travou com o senador Stephen Douglas. Em 1858, foi candidato ao senado pelo novo partido republicano, mas perdeu as eleições para Douglas, mas acabou se tornado o líder dos republicanos. Em 1860, disputou novamente para a presidência e se elegeu-se como o 16° presidente dos Estados Unidos. No inicio de seu governo, em 4 de março de 1861, Lincoln enfrentou o separatismo de 7 estados escravista, que formaram os Estados Confederados da América. O presidente foi firme e prudente: não reconheceu a secessão, ratificou a soberania nacional sobre os estados rebeldes e convidou-os à conciliação, assegurando-lhes que nunca partiria dele a iniciativa da guerra. Os Confederados, porém, conseguiram tomar o forte de Sumter na Virgina Ocidental. No incio Lincoln encontrou um governo sem recurso sem exército e com uma opinião pública favorável em uma escala reduzida. Com sua profunda fé e na confiança no povo, teve inicio em uma luta primeiramente foi adversa. Lincoln, conseguiu duplicar seu exército, armar seus homens, organizar a marinha e obter recursos em apenas 1 ano. Os Confederados consolidaram suas situações, com a adesão de mais 4 estados sublevados. Em meados de 1863, chegaram a Pensilvânia e ameaçaram invadir Washington. Foi nesse momento em que, em 3 de julho de 1863, teve inicio a batalhe de Gettysburg, que foi vencida pelo norte.
Lincoln decretou emancipações dos escravos e tomou outras providências liberais, pronunciou, meses depois, ao inaugurar o cemitério nacional de Gettysburg, fez um discurso em que definiu o significado democrático do governo, pelo povo e para o povo, e que teve uma grande repercussão mundial. A guerra ainda durou 2 anos, favorável a União. Lincoln foi reeleito presidente em 1864. Em 9 de abril de 1865, os confederados se rederam em Appomattox. Embora que o Lincoln seja considerado conservador e reformista no inicio de sua presidência, as suas últimas proporções foram avançadas. Ele criou um programa de educação para os escravos libertos e chegou a sugerir que fosse considerado, de imediato, o direito de voto a uma parcela de ex-escravos. Em 14 de abril de 1865, quando Lincoln assistia a um espetáculo no teatro Ford, em Washington quando foi atingido na nuca com um tiro de pistola desferido por um escravista chamado Joh Wikes Booth. Lincoln veia a falecer no dia seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário