domingo, 10 de julho de 2016

A Cruzada das Crianças



Na sequência dos resultados das Cruzadas no final do Século 12 e no início do século 13, o entusiasmo com as jornadas, juntamente com dúvidas sobre o militarismo aristocrático, começou afetar as classe mais pobres. Em 1212, um movimento de cruzada popular ganhou força principalmente ao longo da fronteira entre a França e o Sacro Império Romano.

Milhares de pueri (Palavra latina que foi traduzida como "Crianças") juntaram-se ao pastor Nicholas, de apenas 10 anos, em uma missão para resgatar o Santo Sepulcro em Jerusalém. Eles eram pobres e despreparados para as viagens no continente europeu. Vários morreram de fome e sede, mas a maioria (Estimativas contemporâneas chegam ao número de 7 mil) marchou através dos Alpes para o norte da Itália, chegando em Gênova em agosto daquele ano No entanto, lá a cruzada começou a desmoronar.

Um grupo passou de Gênova pa para Marselha, outro para Roma e o outro para Brindisi, na Itália, onde o sábio bispo proibiu-os de continuar tentando chegar na Terra Santa. Alguns dos cruzados teria, barcos para a travessia do Mediterrâneo, mas fontes afirmam que foram capturados por piratas muçulmanos e vendidos como escravos.. O destino da maioria, mesmo de Nicholas, é desconhecido, embora uma fonte sudira que ele iria,em 1217, lutar na Quinta Cruzada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário