quarta-feira, 27 de julho de 2016

Uma Quase Bofetada



Em um país com largo histórico de rupturas no processo político, as trocas de presidentes por vias normais costumam ser memoráveis. Um destes episódios teria envolvido Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros, em 1962. JK, que deixava o cargo após, entre outras coisas, ter criado Brasília, recebeu a informação de que Jânio, o presidente eleito, faria um discurso inflamado contra o presidente que saía da nova capital. Juscelino, decidido a passar a faixa presidencial para o representante eleito, teria afirmado: "Quero dar uma demostração ao mundo de que a democracia funciona no Brasil". Um auxiliar questionou: "E se ele fizer um discurso agressivo?". O político mineiro respondeu : "Dou-lhe uma bofetada na cara e o derrubo no meio do salão. Vai ser o maior escândalo da história da República". A transferência de faixa aconteceu no dia 1°de janeiro de 1962, sem sobressaltos.


Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 10, Edição 109°



Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 10, N°

2 comentários:

  1. Cheguei á construção de Brasilia inflacionou o Brasil.Deveria ser contruida mais lentamente , o que ,evidentemente não seria viável com um povo despreparado.A contrução de Brasília destruiu muitas antigas instituições ,o que pude ver no Rio de Janeiro !Ajunte-se tudo isto o fato de ter sido Janio Quadros um doente mental em que o Medo e a paranóia eram gigantes nele !

    ResponderExcluir
  2. Quero apenas corrigir um erro de texto inicial ,onde escrení "cheguei à construção de ",onde deveria ter escrito "Cheguei à Conclusão que a..
    Minhas desculpas,pois.

    ResponderExcluir